“O que foi escondido é o que se escondeu. E o que foi prometido, ninguém prometeu. Nem foi tempo perdido.”

Em “Tempo Perdido” Renato Russo deixou um recado bem claro: estamos perdendo tempo com coisas supérfluas ao invés de viver para aquilo que realmente nos faz feliz. Ao nos darmos conta disso e despertarmos para a vida, vemos que estávamos presos à ilusões e tantos outros objetivos sem sentido. Mas, ainda assim, nunca é tarde para erguer a cabeça e recomeçar, pois temos todo o tempo do mundo pela frente. Ou acreditamos que temos.

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Em alguns dias é preciso fazer um esforço colossal para levantar da cama e traçar o roteiro do dia. Quando você está acostumando a uma rotina e já tem um tempo estabelecido para tudo, é muito difícil entender como funciona a lógica do autogerenciamento dele. Aquele tempo que você tanto reivindicava quando estava correndo sem parar no trabalho, na sua louca rotina, agora está totalmente a sua disposição e você não sabe o que fazer com ele. Na verdade você até sabe, pois tem mil itens na fila, o problema é descobrir o que é prioridade, o que é realmente importante, o que pode ser deixado de lado, o que é apenas perca de tempo…

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder

Mesmo quando você descobre ao menos uma das prioridades e foca nela, alguns fantasmas ficam assombrando os seus pensamentos. Não é fácil esquecer o que se passou e seguir em frente, tampouco tudo que você deixou para trás. Viver o momento, depois refletir sobre ele e seguir adiante para o próximo desafio, é algo que exige muita maturidade. Quantas vezes você já não perdeu tempo ruminando algo que fez ou falou e fica por dias, meses ou até anos se martirizando por isso?

Desde que vim morar em San Diego, muitas são as noites que acordo e não consigo dormir pensando em absolutamente tudo. Meus próprios sonhos me pregam armadilhas ao recuperar momentos passados, pessoas que seguiram outros rumos ou parentes queridos que já se foram. Acho que, quanto maior a distância, maior fica a memória e mais seguido ela insiste em abrir o seu baú e relembrar o passado. Talvez para se sentir mais segura com os novos acontecimentos, ou talvez para tentar encontrar o lugar das novas peças do quebra cabeça que não estão sendo fáceis de encaixar, já que não seguem mais a mesma lógica das outras.

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos

E sim, alguns dias são cinzas e trazem consigo uma tempestade. Ou talvez somos nós que fazemos com que um simples ato vire uma tormenta. Esses dias, durante o trabalho na biblioteca, uma homem pediu uma informação que eu não soube interpretar, pois ainda estou aprendendo a falar inglês. Ele ficou extremamente bravo quando eu disse isso e foi embora falando para o vento, e para quem mais quisesse escutar, que era um absurdo ter uma pessoa atendendo ali que não falasse inglês. Por mais que uma mulher tenha dito que ele era um idiota e me explicado depois com calma o que queria, isso me deixou magoada.

Sei que estou começando a estudar em uma escola, que estudo todos os dias por conta própria e que faço trabalho voluntário para treinar a língua, mas ainda assim isso não é satisfatório. E sabe por quê? Porque tudo na vida precisa de tempo. Como se o próprio Sr. Tempo quisesse me mostrar isso, no restante do dia três pessoas vieram me agradecer pelo serviço prestado à biblioteca e disseram que meu inglês é muito bom. Mesmo assim, sei que ainda preciso de tempo para aprender e conseguir estar 100% adaptada. Afinal, só se passou um mês e meio da mudança de vida (mas que parece que já foi ano!).

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora

Assim como existem pessoas que vão incentivar suas escolhas, também vão ter outras que tentarão derrubar você. Talvez elas sejam necessárias para que possamos avaliar nosso nível de coragem e de preparo para encarar os desafios da vida. Ou talvez elas só sejam mal amadas mesmo.

Mas afinal o que é o tempo? Como medimos ele? Qual a sua importância? Só sei que o tempo está passando e trazendo consigo memórias, desafios e aprendizados. Para conseguir seguir o seu ritmo, é importante deixar as luzes da nossa vida sempre acessas. Essa luzes são os amigos e a família. São eles que nos dão coragem para não desistirmos ou acabarmos nos perdendo na escuridão da insegurança e do medo. Não podemos deixar pessoas negativas roubarem o nosso precioso tempo, afinal “somos tão jovens” e precisamos aproveitar a vida da melhor forma possível.

Anúncios

Uma opinião sobre ““O que foi escondido é o que se escondeu. E o que foi prometido, ninguém prometeu. Nem foi tempo perdido.”

  1. li e reli. pensei em nao comentar porque as vezes sinto como se eu fosse uma chata repetitiva. ai li novamente. e tudo o que eu queria era te dar um abraço. fora isso, a vida é assim mesmo nao é? precisamos aprender que nunca iremos agradar a todo tipo de pessoa, mesmo que a gente continue se esforçando doentemente para que isso aconteça. uma vez meu pai me disse: “enquanto tu achar que todas pessoas do mundo são como vc, tu irá sofrer.” e eu nao sei porque, nao sei mesmo. só sei que elas nao sao. nao pensam como nós, nao agem, nao vivem, nao reagem, nada. cada uma tem o seu jeito unico e algumas podem ser bem crueis, mesmo quando nao imaginam ou nao gostariam de ser, mas uma palavra torta pode ser como um tiro atravessado.
    nunca saberemos os motivos dos outros e tivemos a infelicidade de nascer com excesso de autocritica. eu espero que tu encontre em ti as tuas respostas. espero que este senhor estupido encontre conforto em sua alma de alguma forma, espero que tu (embora esteja sendo bem dificil) le,bre tambem quando teu tempo era regulado por outras tarefas, do impacto que isso tinha no teu dia a dia. o copo meio cheio ou meio vazio. é ruim lá, é ruim cá. talvez nunca estabilize, mas é nosso papel racional adicionar pesos as medidas sentimentais que nossa mente insiste em mascarar para acharmos que o caminho ao lado do que estamos é mais iluminado. ele nao é, todos tem postes de luz e muitos buracos. vamos desviando deles e olhando semore a frente ok? força ai minha guerreira. ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s